Secretaria de Assistência Social em parceria com a Educação, Agricultura e Saúde realiza entregas à Associação de Catadores (ASCAR)

Por Emerson Souza Miler

Numa ação em equipe, a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com as Secretarias de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), Educação e Saúde – realizou na última terça-feira (22/06) uma ação social em prol da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de São José dos Quatro Marcos (ASCAR).

A ASCAR é uma organização sem fins lucrativos criada em 2019, com objetivo de organizar os catadores de matérias recicláveis do município. A associação reúne atualmente cerca de 20 associados e está sediada no Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, localizada na Comunidade da Ressaca.

A ação social foi coordenada visando promover a melhoria da qualidade de vida de vida dos catadores no contexto da pandemia da Covid-19. Foi realizada a entrega de diferentes produtos de higiene, de limpeza, cobertores e máscaras de proteção facial.

Estiveram presentes na atividade os secretários de Assistência Social Elisangela Antonia Lopes (e equipe técnica do CRAS), de Agricultura Vagner Meira e de Educação Rozinéia de Lima. A realização da ação demonstrou à ASCAR o reconhecimento pelo grandioso trabalho desenvolvido pela associação em prol da preservação do meio ambiente, geração de emprego e renda no município.

Na oportunidade, a equipe de gestão se comprometeu em dar suporte à associação de catadores, com a aquisição futura de materiais de higiene e limpeza, cestas básicas, ações de educação ambiental e qualificação profissional.

Os associados ASCAR também puderam na ocasião demonstrar suas dificuldades e cobrar apoio das respectivas autoridades presentes.

Atualmente a associação realiza os serviços de coleta seletiva do município, com serviço de coleta de materiais recicláveis e serviços de coleta de lixo comum, que é destinado para o Aterro Sanitário regional, gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal do Complexo Nascentes do Pantanal.